O Audi TT 1.8 Turbo Quattro de 2003 é um carro que chama a atenção, especialmente pelo seu design robusto. Com um motor EA113 de 1781 cm³, ele entrega uma potência máxima de 225 cv a 5900 rpm, o que já explica muito da sua performance nas estradas. O torque de 28,5 kgfm a 2200 rpm, por exemplo, oferece a força necessária para arrancadas rápidas.
Quando você gira a chave, o motor faz um som que parece dizer "estou pronto". A transmissão manual de 6 marchas adiciona uma interação interessante enquanto você se movimenta. Essa troca constante de marchas traz um sentimento de controle que muitos motoristas apreciam.
Eu diria que as dimensões de 4041 mm de comprimento e 1764 mm de largura contribuem para uma boa estabilidade em curvas. E, claro, o peso de 1395 kg e a autonomia urbana de 6,8 km/l mostram que, na cidade, o carro não é exatamente econômico. Mas isso não deve ser um grande problema se você está buscando aventura em estrada, já que a autonomia rodoviária é de 744 km.
O espaço interno é suficiente para quatro pessoas, embora o porta-malas de 220 litros não seja lá essas coisas para quem gosta de viajar com muitas bagagens. Porém, é preciso lembrar que a experiência emocional ao dirigir é o que realmente conta. E este Audi sabe como proporcionar isso.
Quando você começa a acelerar, a velocidade máxima de 243 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos destacam as capacidades que ele tem. A suspensão dianteira independente McPherson é eficaz, e a traseira de eixo de torção ajuda a manter o carro firme, mesmo em manobras mais ousadas.
O Audi TT 1.8 Turbo Quattro não é apenas um carro para se locomover. Ele oferece uma experiência de direção que fica na memória. Cada aspecto da construção se integra para formar uma relação direta entre o motorista e a máquina. Ao final, esse carro se apresenta como um bom companheiro de viagem, sem exageros.