A primeira geração saiu entre 2005 e 2006. Sua segunda geração foi anunciada em 2016 e sua produção teve inicio no ano de 2017 em Markham, Ontário, Canadá.
A história começa no início da década de 60, quando a Ford, querendo vencer as 24 horas de Le Mans, e assim entrar no mercado de carros esportivos de orientação europeia, tenta adquirir a Ferrari. As negociações correram bem e Enzo Ferrari havia aceitado a oferta feita pela Ford, mas quando a diretoria da Fiat ficou sabendo que a Ferrari passaria para as mãos de uma empresa americana, eles decidiram intervir na transação, alegando que a marca Ferrari era patrimônio italiano e deveria permanecer como tal. Assim, a transação com a Ford, que Enzo Ferrari não aceitou no último minuto, foi interrompida e a Fiat assumiu o controle acionário da Ferrari. Como consequência, após o fracasso daquelas negociações, a própria Ford resolve criar um carro para vencer a competição. O carro seria baseado no Lola Mk6, um carro avançado para a época, mas suas primeiras versões tornam-se desastrosas. Após várias tentativas o carro foi redesenhado por Caroll Shelby, e não podendo ultrapassar a altura máxima de 40 polegadas (1 016 mm) surge o Ford GT40. Nas 24 Horas de Le Mans de 1966, um GT40 chega em primeiro, trazendo mais dois do mesmo time em segundo e terceiro lugar. Assim, o carro se tornou uma das estrelas mais lembradas do automobilismo por acabar com as vitórias da Ferrari. Quarenta anos depois, a Ford tem a ideia de fazer uma homenagem a ele, e assim nasce o Ford GT.