Até o momento, várias variantes do Atom foram exibidas: Ariel Atom, Ariel Atom 2, Ariel Atom 3 (incluindo o Ariel Atom 3 Mugen Limited Edition e o Honda Racing Edition - onde 10 de cada foram feitos) Ariel Atom 3.5, Ariel Atom 3S, Ariel Spec: Race Atom, e o Ariel Atom 500 V8 Limited Edition (apenas 25 serão feitos). Os modelos atuais são: Ariel Atom 3, 3.5, 3.5R, 3S, Spec: Race Atom, e o modelo de produção limitada, o Ariel Atom 500 V8 com 507 cv e motor V8.
O Ariel Atom apresenta um chassis proeminente visível (ou seja, um exoesqueleto, sem teto ou janelas, e um pequeno pára-brisas opcional). Embora tenha um formato aerodinâmico, o coeficiente de arrasto (0,40) é aumentado devido à exposição dos pneus sem cobertura e à carroceria de formato irregular e intermitente (o exoesqueleto).
O Atom começou como um projeto estudantil de Niki Smart na Universidade de Coventry. Era conhecido como LSC (Lightweight Sports Car, do inglês "carro esportivo leve"). Foi desenvolvido na universidade em 1996, com entrada e financiamento de vários membros da indústria automotiva, incluindo a British Steel e a TWR. O chefe da Ariel Motor Company, Simon Saunders, era um professor sênior cuja responsabilidade no projeto era primeiramente na gestão financeira e na supervisão do desenho de Niki Smart, que ele descreveu como "o melhor estudante de desenho que eu já vi". O carro foi mostrado pela primeira vez ao público no Salão Internacional Britânico, Birmingham em outubro de 1996.