Em 1983, a Bmw pegou o motor M88/3 Seis cilindros, uma versão modificada do M88/1 da Bmw M1 e o colocou no chassi E24 da Série 6, criando assim o M635CSi (apelidado simplesmente de "M6" na América do Norte e no Japão).
A primeira geração do M6 foi aclamada pela crítica ao longo de toda a sua vida, pelo seu elegante e agressivo estilo "shark-nose", o seu equipamento de luxo e o seu desempenho. Uma velocidade máxima superior a 255 quilômetros por hora (158 mph) fez do M635CSi europeu o segundo automóvel Bmw mais rápido já construído ao lado do M1 . No entanto, Rug Cunningham, da Bmw de Cunningham, dirigiu um M6 de americano em 1987 no La Carrera Classic Race no México em 1989 e registrou uma velocidade máxima indicada de 176 milhas por hora (280 km/h) .
O veículo pode ser distinguido de outros modelos E24 por emblemas "/// M" na grade dianteira e traseira ("/// M6" na versão norte-americana), espelhos retrovisores da cor da carroceria, rodas BBS RS, aerofólio traseiro, um dique de ar dianteiro maior, freios dianteiros maiores e um 10 mm de altura de descida reduzida.