Ford F-1000 3.9 CS 1989

Informações

Ano:
1989
Combustível:
Diesel
Configuração:
Picape
Garantia:
1 ano
Lugares:
3
Portas:
2
Porte:
Grande
Procedência:
Nacional
Astra turbo554652 Vectra turbo1514198

Vídeos

Ficha Técnica

Desempenho

Aceleração 0-100 km/h:
29,3 s
Velocidade máxima:
123 km/h

Transmissão

Acoplamento:
Embreagem monodisco a seco
Câmbio:
Manual
Quantidade de marchas:
4
Tração:
Traseira

Motor

Alimentação:
Injeção direta
Aspiração:
Natural
Cilindrada:
3922 cm³
Cilindros:
4 em linha
Código do motor:
MWM D-229-4
Comando de válvulas:
no bloco
Curso do pistão:
120 mm
Diâmetro do cilindro:
102 mm
Disposição:
Longitudinal
Instalação:
Dianteiro
Peso/potência:
24,2 kg/cv
Peso/torque:
79,4 kg/kgfm
Potência específica:
21,2 cv/litro
Potência máxima:
83 cv a 3000 rpm
Razão de compressão:
16,6:1
Torque específico:
6,5 kgfm/litro
Torque máximo:
25,3 kgfm a 1600 rpm
Válvulas por cilindro:
2

Dimensões

Altura:
1820 mm
Bitola dianteira:
1636 mm
Bitola traseira:
1613 mm
Carga útil:
1036 kg
Comprimento:
4856 mm
Distância entre-eixos:
2916 mm
Largura:
1890 mm
Peso:
2010 kg
Porta-malas:
1100 litros
Tanque de combustível:
87 litros
Vão livre do solo:
190 mm

Pneus

Altura do flanco:
172 mm
Dianteiros:
215/80 R16
Estepe:
215/80 R16
Traseiros:
215/80 R16

Direção

Assistência:
Hidráulica
Diâmetro mínimo de giro:
12,8 m

Suspensão

Dianteira:
Independente, duplo eixo em I
Elemento elástico:
Feixe de molas semielípticas
Traseira:
Eixo rígido

Freios

Dianteiros:
Disco ventilado
Traseiros:
Tambor

Autonomia

Rodoviária (D):
948 km
Urbana (D):
844 km

Consumo

Rodoviário (D):
10,9 km/l
Urbano (D):
9,7 km/l

Opinião de Dono

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Sobre

O Ford F-1000 3,9 CS 1989 é um caminhão poderoso e confiável, com um motor a diesel de 3,9 litros que produz 83 cavalos de potência e 25,3 kgfm de torque. Possui uma transmissão manual de 4 velocidades e uma configuração de tração traseira. O caminhão tem uma capacidade de carregamento de 1036 kg e uma faixa autônoma de 948 km. A suspensão é independente e dupla ousada na frente e na traseira, respectivamente, e a direção é hidráulica. O caminhão tem um círculo de giro apertado de 12,8 metros e um peso de 2010 kg. O Ford F-1000 3,9 CS 1989 é uma ótima opção para quem procura um cavalo de trabalho versátil e confiável.

História

F-1000 foi uma linha de caminhonete pesada ("Full Size") produzida pela Ford Brasil durante 19 anos entre 1979 e 1998.

O início da produção da caminhonete F-1000 com motor 3.9 diesel MWM com 86.4 cv aconteceu em 1979, sendo que, na verdade, era uma evolução da Ford F-100, pois utilizava o mesmo chassi e a mesma carroceria, com algumas poucas mudanças, como a capacidade de carga ampliada para 1.000 kg e freios dianteiros a disco servo-assistidos de série; também o painel de instrumentos diferia em relação à F-100 por adotar mostradores redondos em vez do velocímetro horizontal que permaneceria na irmã menor até 1983. A base mecânica era idêntica à já utilizada há dois anos pelo Ford F-4000, o que fazia supor que ela seria até superdimensionada para uma Picape de uma tonelada de capacidade de carga.

Em 1985 foi fabricada uma versão incomum. Personalizada pela própria Ford, a F-1000 SSS (Super Série Special, edição limitada de 2.000 unidades) vinha com rodas estilizadas que jamais seriam usadas em outra versão como item de série. Essa versão foi disponibilizada nas cores preta e marrom. Nesse mesmo ano foi lançada a versão F-1000A com motor 3.6 álcool de 6 cilindros (115 cv), prenunciando o fim da F-100 4 cilindros que teve sua produção encerrada em 1986. Um fato curioso é que a F-1000A 1985 praticamente antecipou em cerca de seis meses o acabamento interno, com novo volante de dois raios com 400 mm de diâmetro, maçanetas externas pretas e padrão do estofamento com bancos 1/3 + 2/3, o que só seria oferecido na linha 86; além disso, também antecipou as estranhas calotas metálicas integrais (que não sobreviveriam à linha 87) e foi o primeiro modelo da linha F-1000 a utilizar os novíssimos (à época) pneus radiais Pirelli Scorpion na medida 215/80R 16 e a direção hidráulica como itens de série, enquanto para a F-1000 diesel ambos eram itens opcionais nesse ano.

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