Ford F-1000 3.9 Turbo CS 1991

Informações

Ano:
1991
Combustível:
Diesel
Configuração:
Picape
Garantia:
1 ano
Lugares:
3
Portas:
2
Porte:
Grande
Procedência:
Nacional
Astra turbo2877069 Vectra turbo1252749

Vídeos

Ficha Técnica

Desempenho

Aceleração 0-100 km/h:
17,6 s
Velocidade máxima:
144 km/h

Transmissão

Acoplamento:
Embreagem monodisco a seco
Câmbio:
Manual
Marchas:
5
Quantidade de marchas:
5
Tração:
Traseira

Motor

Alimentação:
Injeção direta
Aspiração:
Turbocompressor
Cilindrada:
3992 cm³
Cilindros:
4 em linha
Código do motor:
MWM TD-229-4
Comando de válvulas:
Único no bloco
Curso do pistão:
120 mm
Diâmetro do cilindro:
102 mm
Disposição:
Longitudinal
Instalação:
Dianteiro
Peso/potência:
18,3 kg/cv
Peso/torque:
58,9 kg/kgfm
Potência específica:
29,8 cv/litro
Potência máxima:
119 cv
Razão de compressão:
15,9:1
Rotação potência máx.:
2800 rpm
Rotação torque máx.:
1600 rpm
Torque específico:
9,3 kgfm/litro
Torque máximo:
37 kgfm
Válvulas por cilindro:
2

Dimensões

Altura:
1824 mm
Bitola dianteira:
1636 mm
Bitola traseira:
1613 mm
Caçamba:
1100 litros
Carga útil:
1020 kg
Comprimento:
4856 mm
Distância entre-eixos:
2916 mm
Largura:
1820 mm
Peso:
2180 kg
Porta-malas:
1100 litros
Tanque de combustível:
114 litros
Vão livre do solo:
190 mm

Pneus

Altura do flanco:
172 mm
Dianteiros:
215/80 R16
Estepe:
215/80 R16
Traseiros:
215/80 R16

Direção

Assistência:
Hidráulica
Diâmetro de giro:
13,2 m
Diâmetro mínimo de giro:
13,2 m

Suspensão

Dianteira:
Indep., duplo eixo em I
Elemento elástico:
Feixe de molas semielípticas
Traseira:
Eixo rígido

Freios

Dianteiros:
Disco ventilado
Traseiros:
Tambor

Autonomia

Rodoviária (D):
1459 km
Urbana (D):
935 km

Consumo

Rodoviário (D):
12,8 km/l
Urbano (D):
8,2 km/l

Opinião de Dono

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Sobre

O Ford F-1000 3.9 Turbo CS 1991 é um veículo poderoso e confiável, projetado para uso urbano e rural. Com um motor turbo de 3,9 litros, ele produz 119 cavalos de potência e 37 kgfm de torque, tornando-o capaz de atingir uma velocidade máxima de 144 km/h. O motor é acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades, que fornece mudança suave e responsiva. O veículo tem uma capacidade de carga útil de 1020 kg e uma capacidade de reboque de 2500 kg, tornando-o adequado para o trabalho e o jogo. O exterior do Ford F-1000 é elegante e moderno, com uma grade frontal em negrito e pára-choques cromados. O veículo tem um comprimento de 4856 mm, uma largura de 1820 mm e uma altura de 1824 mm, facilitando a manobra em espaços apertados. O sistema de suspensão é independente nos eixos dianteiro e traseiro, proporcionando um passeio suave e um excelente manuseio. O interior é projetado com a praticidade em mente, com controles fáceis de usar e um layout moderno do painel. O veículo também possui uma variedade de recursos de segurança, incluindo airbags duplos e freios antibloqueio. No geral, o Ford F-1000 3.9 Turbo CS 1991 é um veículo completo e capaz que certamente impressionará seus motoristas e passageiros. Com seu motor poderoso, transmissão suave e interior confortável, é uma excelente opção para quem procura um veículo confiável e capaz.

História

F-1000 foi uma linha de caminhonete pesada ("Full Size") produzida pela Ford Brasil durante 19 anos entre 1979 e 1998.

O início da produção da caminhonete F-1000 com motor 3.9 diesel MWM com 86.4 cv aconteceu em 1979, sendo que, na verdade, era uma evolução da Ford F-100, pois utilizava o mesmo chassi e a mesma carroceria, com algumas poucas mudanças, como a capacidade de carga ampliada para 1.000 kg e freios dianteiros a disco servo-assistidos de série; também o painel de instrumentos diferia em relação à F-100 por adotar mostradores redondos em vez do velocímetro horizontal que permaneceria na irmã menor até 1983. A base mecânica era idêntica à já utilizada há dois anos pelo Ford F-4000, o que fazia supor que ela seria até superdimensionada para uma Picape de uma tonelada de capacidade de carga.

Em 1985 foi fabricada uma versão incomum. Personalizada pela própria Ford, a F-1000 SSS (Super Série Special, edição limitada de 2.000 unidades) vinha com rodas estilizadas que jamais seriam usadas em outra versão como item de série. Essa versão foi disponibilizada nas cores preta e marrom. Nesse mesmo ano foi lançada a versão F-1000A com motor 3.6 álcool de 6 cilindros (115 cv), prenunciando o fim da F-100 4 cilindros que teve sua produção encerrada em 1986. Um fato curioso é que a F-1000A 1985 praticamente antecipou em cerca de seis meses o acabamento interno, com novo volante de dois raios com 400 mm de diâmetro, maçanetas externas pretas e padrão do estofamento com bancos 1/3 + 2/3, o que só seria oferecido na linha 86; além disso, também antecipou as estranhas calotas metálicas integrais (que não sobreviveriam à linha 87) e foi o primeiro modelo da linha F-1000 a utilizar os novíssimos (à época) pneus radiais Pirelli Scorpion na medida 215/80R 16 e a direção hidráulica como itens de série, enquanto para a F-1000 diesel ambos eram itens opcionais nesse ano.

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