Focus é um automóvel fabricado pela Ford a partir de 1998 para suceder o Escort e, à época de seu lançamento, disputar mercado com os mais modernos Fiat Brava, Chevrolet Astra (Opel Astra em Portugal) e Volkswagen Golf. Oferecendo motores mais modernos do que o modelo substituído e novo design, a Ford pretendia que Focus alcançasse o mesmo sucesso que o antecessor Escort. Uma de suas inovações na categoria foi a suspensão traseira multibraço, o que permitiu que o Focus disputasse com o Golf a qualificação de hatch que proporciona mais prazer em dirigir. A versão vendida na América do Sul começou a ser produzida em 2000, na fábrica de General Pacheco, Argentina, de onde, desde então, foi exportado ao Brasil. Foi retirado de linha no país e na América do Sul em 2019, pelas baixas vendas e da decadência de hatches médios no continente.
Recém atualizado nos mercados da Europa e China, a quarta geração foi lançada em 10 de Abril de 2018, como modelo 2019, com 20 anos de carreira o Ford Focus passou por uma grande transformação e agora está maior e muito mais recheado de tecnologia, como head-up display, que projeta as principais informações do veículo em uma lâmina plástica acima do Quadro de instrumentos, carregador de celular por indução e roteador de sinal de internet sem fio. Previsto de ser lançado no mercado norte americano em breve, não há previsão alguma desta nova versão na América do Sul, onde segue com sua terceira geração.