O Ka é um modelo de carro urbano fabricado pela Ford no Brasil, em sua fábrica em Camaçari, anteriormente em São Bernardo do Campo e na Europa. A versão brasileira é exportada para toda América Latina, enquanto a versão européia é produzida em Valência, na Espanha. No Brasil era um subcompacto na primeira geração, na Europa oferecia também versões esportivas (denominado SportKa) e conversíveis (denominado StreetKa). Na segunda geração, passou a ser um compacto.
Em sua terceira geração passou a oferecer duas versões de carrocerias: hatch (denominado Ka) e sedan (denominado Ka+).
A partir da sua nova geração, onde ganhou mais espaço e um designer mais robusto, com fortes inspirações no Ford Fiesta, mas com uma apelo mais direcionado ao público de entrada, passou a ser um dos veículos mais vendidos do país, frequentemente duelando com o Hyundai Hb20 pelo segundo lugar de vendas.
Lançado em 1996 na Europa e em 1997 no Brasil como veiculo de entrada, ou seja, como carro mais barato da gama de veículos oferecidos pela ford, em 1997 um Ford Ka básico 0 km custava aproximadamente R$11.000, suas linhas arrojadas inauguraram o conceito de design “New Edge“ e serviu de inspiração para outros modelos do fabricante, como o Fiesta e o Focus. Sua plataforma e conjunto mecânico era partilhada com o Ford Fiesta de quarta geração (Mk4).