O nome Versailles foi utilizado por dois veículos produzidos pela Ford. A primeira vez foi na França, entre os anos de 1954 e 1957. Posteriormente, entre 1991 e 1996, a Ford do Brasil fabricou um automóvel com o mesmo nome, tendo por base o modelo Santana fabricado pela Volkswagen, através da joint venture Autolatina, criada no ano de 1986 com o objetivo de dividir os custos e aumentar os lucros, compartilhando projetos entre si. Na época em que foi lançado, o Versailles equivalia ao Ford Fusion atual, sendo o sedan mais caro à venda no Brasil pela Ford na década de 1990.
O Ford Versailles foi produzido nas versões sedan com 2 portas e 4 portas.
Em 1991, quando o Del Rey já se mostrava obsoleto e sentia a forte pressão da concorrência, com o renovado Chevrolet Monza e a chegada do moderno Fiat Tempra, a Ford viu que precisava de um produto mais moderno e competitivo. Por isso, ela atentou-se para os novos VW Santana/Quantum, que acabavam de ser lançados no mercado brasileiro, como sendo a solução de seus problemas em termos de produto.
Sendo assim, em 1991, já como modelo 1992, a Ford lançou no mercado o Ford Versailles, nas versões Gl e Ghia, com as motorizações AP 1800 e 2000 (álcool e a gasolina). Na versão GL, o sedan poderia ser equipado com ambas as motorizações (álcool e gasolina) e AP 2.0i gasolina para o modelo Ghia.