Com desenho do grande estúdio Italiano Pininfarina, o 405 marcou época na Peugeot sendo produzido em praticamente todo o Mundo.
O 405 teve diferentes versões sobre praticamente a mesma carroceria, estando presente nas maiores provas do automobilismo, destacando-se nas categorias Turismo, Stock Car e Rally.
Entre a categoria esportiva, devemos destacar as séries especiais STI Le Mans e M16 com potência semelhante aos melhores carros esportivos do mundo. O 405 em série especial e turbinada chegava a superar modelos de montadoras famosas como a Audi, Mercedes e BMW.
Na questão acabamento, o Peugeot 405 também tinha um diferencial pelo seu custo-benefício, por se tratar de um carro bem mais completo e com um custo bastante inferior aos demais da categoria.
O Brasil chegou a importar o 405 STI Le Mans e o MI16 do mercado europeu, mas o valor de mercado era muito elevado, o que prejudicou as vendas no Brasil, mas os modelos mais comuns do 405 com produção Argentina foram bastante vendidos, mas devido a baixa qualidade em relação aos 405 produzidos na Europa, o modelo foi perdendo mercado no Brasil.
Existem ainda no Brasil alguns modelos do 405 STI Le Mans, do 405 MI16 e do T16 ambos fabricados na Alemanha que podem ser encontrados por valores bem baixos, algo entre R$ 25.000,00 e R$ 35.000,00 e modelos argentinos que podem ser encontrados em média por algo entre R$10.000,00 e R$ 15.000,00.