A construção deste modelo baseia-se na Plataforma B5 da Volkswagen, também utilizada na quinta geração do Volkswagen Passat. A versão mais comum apresenta um motor dianteiro e longitudinal e norma Front-Wheel Drive, mas outros modelos possuem o motor de tração integral Quattro. O A4 foi inicialmente introduzido como um sedan de quatro portas; em 1995 foi lançada a versão station wagon Avant.
Foram instalados desde o início da produção, para clientes europeus, vários tipos de motores, entre 1,6 e 2,8 litros, e um Diesel 1,9 L disponível com a nova tecnologia VW "Pumpe Düse" (PD, ou injector unitário), capaz de atingir uma alta potência de 110 cvs (81 kW). Contudo, na América do Norte, apenas esteve disponível até 1997 o V6 com 2,8 litros, herdado do antigo Audi 80/90.
O Audi A4 foi o primeiro modelo do grupo Volkswagen para o novo recurso 1,8 L 20V fornecida com motor cinco válvulas por cilindro, com base na unidade Audi Desporto tinha desenvolvido para as corridas Supertouring. A versão com motor sobrealimentado produzida 150 cvs (110 kW) e 210 Nm (155 ft lbf) de torque. Esta tecnologia foi adicionada ao à família de motores V6 em 1996, começando com o motor 2,8L V6 30V, de 180 cvs (142 kW).