Ford Corcel GT 1.4 1972

Informações

Ano:
1972
Combustível:
Gasolina
Configuração:
Cupê
Garantia:
1 ano
Geração:
1
Lugares:
5
Portas:
2
Porte:
Médio
Procedência:
Nacional
Propulsão:
Combustão
Astra turbo2954313 Vectra turbo2053

Vídeos

Ficha Técnica

Desempenho

Aceleração 0-100 km/h:
16,6 s
Velocidade máxima:
144 km/h

Motor

Acionam. do comando:
Corrente
Alimentação:
Carburador
Aspiração:
Natural
Cilindrada:
1372 cm³
Cilindros:
4 em linha
Código do motor:
Sierra
Comando de válvulas:
Único no bloco
Curso do pistão:
77 mm
Diâmetro do cilindro:
75,3 mm
Disposição:
Longitudinal
Instalação:
Dianteiro
Peso/potência:
11,3 kg/cv
Peso/torque:
82,9 kg/kgfm
Potência específica:
62,0 cv/litro
Potência máxima:
85 cv
Razão de compressão:
8:1
Regime potência máx.:
5400 rpm
Regime torque máx.:
3600 rpm
Torque específico:
8,5 kgfm/litro
Torque máximo:
11,6 kgfm
Tuchos:
Mecânicos
Válvulas por cilindro:
2

Transmissão

Acoplamento:
Embreagem monodisco a seco
Câmbio:
Manual
Marchas:
4
Tração:
Dianteira

Dimensões

Altura:
1374 mm
Altura mínima do solo:
197 mm
Bitola dianteira:
1312 mm
Bitola traseira:
1282 mm
Comprimento:
4471 mm
Distância entre-eixos:
2438 mm
Largura:
1621 mm
Peso:
062 kg
Porta-malas:
380 litros
Tanque de combustível:
51 litros

Direção

Assistência:
Não assistida
Diâmetro de giro:
11,3 m

Suspensão

Dianteira:
Indep., braços sobrepostos
Elemento elástico:
Mola helicoidal
Traseira:
Eixo rígido

Freios

Dianteiros:
Disco sólido
Traseiros:
Tambor

Autonomia

Rodoviária (G):
612 km
Urbana (G):
500 km

Consumo

Rodoviário (G):
12 km/l
Urbano (G):
9,8 km/l

Opinião de Dono

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Sobre

O Ford Corcel GT 1.4 1972 é um carro de 4 cilindros e 1,4 litros com uma transmissão manual e uma configuração de tração traseira. O motor possui uma única árvore de cames aérea e produz 85 cavalos de potência a 5400 revoluções por minuto. O carro tem uma capacidade do tanque de combustível de 51 litros e um peso bruto do veículo de 062 kg. A suspensão é independente na frente e na traseira, com molas de bobina e amortecedores. Os freios são freios a disco na frente e os freios de tambor na traseira. O carro tem uma velocidade máxima de 144 km/h e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 16,6 segundos. O carro é de origem nacional e possui um bitola traseira de 1282 mm.

História

O Corcel foi um automóvel médio produzido pela Ford no Brasil, de 1968 a 1986. Foi eleito pela revista Autoesporte o Carro do Ano em 1969, 1973 e 1979.

Quando a Ford adquiriu o controle acionário da Willys Overland do Brasil em 1967, essa última estava desenvolvendo um projeto em parceria com a Renault, o projeto "M". Esse projeto deu origem ao Renault 12 na França e, com uma carroceria diferente, ao Corcel no Brasil.

Lançado inicialmente como um sedã 4 portas e a seguir como um coupé, em 1969, o carro foi bem aceito quando de sua estreia em 1968. O espaço interno e o acabamento chamavam a atenção, e as inovações mecânicas eram muitas, bem mais do que as de seu concorrente direto, o Volkswagen 1600 TL.

A fábrica fez algumas alterações na aparência geral do carro em 1973, deixando-o um pouco parecido com o Ford Maverick. Os motores passaram a ser o 1.4 usado na linha GT, conhecido como motor XP. Em 1975 o design era novamente retocado, aumentando a semelhança com o Maverick, sobretudo na traseira. Um novo componente se adicionava a família, o LDO, com acabamento interno luxuoso e teto revestido de vinil.

Até 1977, este modelo foi recebendo retoques no acabamento, conservando entretanto a mesma aparência, até o lançamento da linha 1978 - era o Corcel II, basicamente com a mesma mecânica porém com uma carroceria totalmente remodelada, que em nada lembrava o modelo anterior. Em 1985, ganhou a frente do Del Rey (lançado em 1981 e ao qual deu origem) e alguns retoques estilísticos, além de perder a expressão "II" do nome. Este modelo existiu até o ano de 1986, quando foi encerrada sua produção.

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