Ford Fiesta CLX 1.3 1997

Informações

FIPE 03/24:
R$ 7.580,00
Ano:
1997
Combustível:
Gasolina
Configuração:
Hatch
Garantia:
1 ano
Geração:
4
Lugares:
5
Plataforma:
Ford B
Portas:
4
Porte:
Compacto
Procedência:
Nacional
Propulsão:
Combustão
Série:
BE91
Astra turbo2102930 Vectra turbo309096

Vídeos

Ficha Técnica

Desempenho

Aceleração 0-100 km/h:
15,4 s
Velocidade máxima:
155 km/h

Motor

Acionam. do comando:
Corrente
Alimentação:
Injeção multiponto
Aspiração:
Natural
Cilindrada:
1299 cm³
Cilindros:
4 em linha
Código do motor:
Endura
Comando de válvulas:
Único no bloco
Curso do pistão:
75,5 mm
Diâmetro do cilindro:
74 mm
Disposição:
Transversal
Instalação:
Dianteiro
Peso/potência:
16,5 kg/cv
Peso/torque:
95,2 kg/kgfm
Potência específica:
46,2 cv/litro
Potência máxima:
60 cv
Razão de compressão:
8,8:1
Regime potência máx.:
5000 rpm
Regime torque máx.:
3500 rpm
Torque específico:
8,0 kgfm/litro
Torque máximo:
10,4 kgfm
Válvulas por cilindro:
2

Transmissão

Acoplamento:
Embreagem monodisco a seco
Câmbio:
Manual
Código do câmbio:
IB5
Marchas:
5
Tração:
Dianteira

Dimensões

Altura:
1377 mm
Comprimento:
3825 mm
Distância entre-eixos:
2445 mm
Largura:
1634 mm
Peso:
990 kg
Porta-malas:
250 litros
Tanque de combustível:
42 litros

Pneus

Altura do flanco:
124 mm
Dianteiros:
155/80 R13
Traseiros:
155/80 R13

Aerodinâmica

Área frontal (A):
1,91 m²
Área frontal corrigida:
0,649 m²
Coef. de arrasto (Cx):
0,34

Direção

Assistência:
Hidráulica
Diâmetro de giro:
10,3 m

Suspensão

Dianteira:
Indep., McPherson
Elemento elástico:
Mola helicoidal
Traseira:
Eixo de torção

Freios

Dianteiros:
Disco sólido
Traseiros:
Tambor

Autonomia

Rodoviária (G):
706 km
Urbana (G):
504 km

Consumo

Rodoviário (G):
16,8 km/l
Urbano (G):
12 km/l

Opinião de Dono

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Sobre

O Ford Fiesta CLX 1.3 1997 é um carro compacto com um motor de 1,3 litro, produzido pela Ford. Possui um design exclusivo da árvore de cames, com uma única árvore de cames localizada no bloco do motor. O motor está equipado com injeção de combustível multiponto e possui quatro cilindros em uma linha. O motor possui um torque máximo de 10,4 kgfm e uma potência de 60 cv. A transmissão é a tração dianteira e possui uma caixa de câmbio manual. O carro tem um total de 5 assentos e uma capacidade de bagagem de 250 litros. As dimensões do carro têm 3825 mm de comprimento, 1634 mm de largura e 1377 mm de altura. A distância entre eixos é de 2445 mm. O carro tem um peso de 990 kg e um consumo de combustível de 12 km/L em áreas urbanas e 16,8 km/L na rodovia. A eficiência aerodinâmica do carro é de 0,34, com um coeficiente de arrasto de 0,649. A suspensão do carro é independente na frente e na traseira, com um design de suporte McPherson na frente e um eixo traseiro sólido. Os freios do carro são discos na frente e na traseira e possui um sistema de direção hidráulica. O corpo do carro é feito de aço e tem uma garantia de 5 anos. O ano de produção do carro é 1997.

História

O Fiesta é um carro hatchback produzido pela Ford desde 1976. Atualmente, se encontra em sua sétima geração. O Fiesta é um projeto global, sendo fabricado e comercializado em vários lugares do mundo. É comercializado em vários lugares da Europa, América, Ásia, Oceania e África.

Mais de 16 milhões de unidades já foram vendidas desde o lançamento, o que torna o Fiesta o terceiro veículo mais vendido da Ford atrás apenas do Escort e da F-Series.

Foi retirado de linha na América do Sul em 2019, por causa das baixas vendas.

O Fiesta foi originalmente desenvolvido com o nome de "Bobcat", tendo o projeto aprovado por Henry Ford II em 1972. Era até então o menor carro feito pela marca, criado para disputar o seguimento de carros supermini. A meta era que o novo carro tivesse um custo de desenvolvimento US$100 menor do que o do Escort da época. O carro teria uma distância entre eixos maior do que o Fiat 127, no entanto o comprimento seria menor do que o Ford Escort. O projeto final foi desenvolvido pelo designer Tom Tjaarda e o projeto foi aprovado para produção no outono de 1973, com colaboração dos centros de engenharia da Ford na Itália e Inglaterra. Com a meta de produzir 500 mil unidades por ano, a Ford construiu uma fábrica em Valência na Espanha e ampliou suas fábricas na França e Reino Unido. A montagem final era feita na Espanha.

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