O Mclaren F1 é um carro superdesportivo, construído de 1993 até 1998. Por duas vezes bateu o recorde de veículo de rua aspirado mais rápido do mundo, atingindo a velocidade máxima de 386,7 km/h. Tal recorde foi possível graças à sua aerodinâmica revolucionária e a sua leveza de 1140 kg, graças ao chassis fabricado em fibra de carbono e o motor em alumínio.
Em 2005 o seu recorde foi batido pelo sueco Koenigsegg CCR, que fez 395 km/h, e no mesmo ano o Ccr foi batido pelo francês Bugatti Veyron com 407,5 km/h. Em 2007, houve nova batida de recorde pelo americano Ssc Ultimate Aero, com 413 km/h. Em 2010, o recorde foi novamente batido, desta vez pelo Bugatti Veyron Super Sport, que alcançou 431 km/h, que foi batido novamente em 2014 pelo Hennessey Venom Gt que atingiu 435 km/h porém o veiculo não é em produção em massa então o recorde foi desconsiderado. Atualmente o recorde pertence ao Agera RS que bateu a velocidade de 446 km/h. Há ainda o rumor que o Bugatti Chiron consegue atingir a marca de 463 km/h, entretanto, a montadora francesa ainda não confirmou a velocidade máxima do superesportivo.
Em 1989 a Mclaren fundou a marca Mclaren Cars. O objetivo principal era fazer um superdesportivo avançado que proporcionasse uma experiência única ao motorista. Então, em 1991, Gordon Murray começou a criar este carro. Para começar o seu desenho, foram feitos vários testes em túnel de vento para ver qual forma teria o melhor desempenho aerodinâmico. Também foram testados a posição e o tamanho do radiador, admissão, pressão aerodinâmica positiva, refrigeração dos freios, etc. Depois disso, Gordon decidiu desenhar o carro.