A Nissan está listada no Nikkei 225 e é a terceira maior fabricante japonesa de automóveis depois da Toyota e Honda em capitalização de mercado. Na Forbes Global 2000 das maiores empresas do mundo, a Nissan ocupa o 132.º lugar na classificação de 2019.
Em 1999, a Renault constituiu a aliança Renault-Nissan com a Nissan e, desde então, detém 43,5% das ações da Nissan. Em 2010, a Daimler AG estabeleceu uma parceria estratégica com a Renault-Nissan e adquiriu uma participação de 3,1% na Nissan. As ações restantes estão em livre circulação.
Masujiro Hashimoto fundou a Kwaishinsha Motor Car Works em 1911. Em 1914, a empresa produziu seu primeiro carro, chamado de DAT.
O nome do novo carro era um acrónimo dos nomes de família dos investidores da empresa: Kenjiro Den (田 健次郎 Den Kenjirō), Rokuro Aoyama (青山 禄郎 Aoyama Rokurō) e Meitaro Takeuchi (竹内 明太郎 Takeuchi Meitarō)
Foi renomeado para Kwaishinsha Motorcar Co., Ltd. em 1918, e novamente para DAT Jidosha & Co., Ltd. (DAT Motorcar Co.) em 1925. DAT Motors construiu caminhões, além dos automóveis DAT e Datsun. A grande maioria da sua produção eram caminhões, porque na época, o mercado consumidor de automóveis era quase inexistente. A partir de 1918, os primeiros caminhões DAT foram produzidos para o mercado militar. Ao mesmo tempo, Jitsuyo Jidosha Co., Ltd. Produziu pequenos caminhões com peças e materiais importados dos Estados Unidos. Em 1926, os DAT Motors baseados em Tóquio fundiu-se com a empresa Osaka Jitsuyo Jidosha Co., Ltd. (実 用 自 动 车 制造 株式会社 Jitsuyo Jidosha Seizo Kabushiki-Gaisha) Aka Jitsuyo Jidosha Seizo (fundada em 1919, como uma subsidiária da empresa Kubota) e tornou-se a DAT Jidosha Seizo Co., Ltd Automobile Manufacturing Co., Ltd. (ダット 自動車 製造 株式会社 DAT Jidosha Seizo Kabushiki-Gaisha) em Osaka até 1932. Entre 1923 a 1925, a empresa produziu carros leves e caminhões sob o nome de Lila.