O Verona é um derivado direto do Ford Orion , um sedã europeu baseado no Escort. A Ford brasileira deu à primeira geração em 1989, do modelo nacional além de carroceria de duas portas, uma traseira com design próprio. Foi produzido até 1996, com uma interrupção durante o ano de 1993 (troca de geração).
O codinome inicial do projeto era Nevada. A Ford estava indecisa quanto ao nome final do projeto, e resolveu escolher o nome aleatoriamente em um computador. O nome selecionado apareceu: Verona. Chegou ao mercado em 1989 com duas opções de motor, o Ford CHT 1.6 e o VW AP 1.8. Posteriormente receberia o motor 2.0 AP, além da configuração 1.8i e 2.0i, ambos VW AP também.
A produção do Verona no Brasil se iniciou em 1989. O design externo e interno e a parte mecânica da 1ª geração do Verona lembra a 4ª geração do Escort, com exceção do porta malas maior do Verona. A motorização, o câmbio, os assentos dianteiros, o painel e o volante são bem semelhantes ao do Escort.
A 1ª geração do Verona também é chamada de MK4 (4ª geração), devido a possuir praticamente o mesmo acabamento interno e o aspecto externo semelhança com a 4ª geração do Escort, na dianteira apenas a grade era o diferencial. A 1ª geração do Verona no Brasil foi produzida somente com carroceria duas portas, conforme ditavam-se as regras de mercado na época.