Ford Courier XL 1.6 2003

Informações

FIPE 03/24:
R$ 26.650,00
Ano:
2003
Combustível:
Gasolina
Configuração:
Picape
Garantia:
1 ano
Lugares:
2
Plataforma:
Ford B
Portas:
2
Porte:
Compacto
Procedência:
Nacional
Propulsão:
Combustão
Astra turbo1099483 Vectra turbo2305824

Vídeos

Ficha Técnica

Desempenho

Aceleração 0-100 km/h:
12 s
Velocidade máxima:
162 km/h

Motor

Acionam. do comando:
Corrente
Alimentação:
Injeção multiponto
Aspiração:
Natural
Cilindrada:
1598 cm³
Cilindros:
4 em linha
Código do motor:
Zetec Rocam
Comando de válvulas:
Único no cabeçote
Curso do pistão:
75,5 mm
Diâmetro do cilindro:
82,07 mm
Disposição:
Transversal
Instalação:
Dianteiro
Peso/potência:
11,5 kg/cv
Peso/torque:
77,2 kg/kgfm
Potência:
95 cv
Potência específica:
59,4 cv/litro
Razão de compressão:
9,5:1
Rotação potência máx.:
5500 rpm
Rotação torque máx.:
2250 rpm
Torque:
14,2 kgfm
Torque específico:
8,9 kgfm/litro
Tuchos:
Hidráulicos
Válvulas por cilindro:
2

Transmissão

Acoplamento:
Embreagem monodisco a seco
Câmbio:
Manual
Marchas:
5
Tração:
Dianteira

Dimensões

Altura:
1477 mm
Ângulo de entrada:
23 graus
Ângulo de saída:
18 graus
Bitola dianteira:
1449 mm
Bitola traseira:
1462 mm
Caçamba:
1030 litros
Carga útil:
700 kg
Comprimento:
4457 mm
Distância entre-eixos:
2830 mm
Largura:
1685 mm
Peso:
1096 kg
Tanque de combustível:
68 litros
Vão livre do solo:
162 mm

Pneus

Altura do flanco:
123 mm
Dianteiros:
175/70 R14
Estepe:
175/70 R14
Traseiros:
175/70 R14

Direção

Assistência:
Hidráulica
Diâmetro de giro:
Não informado

Suspensão

Dianteira:
Indep., McPherson
Elemento elástico:
Mola parabólica de lâmina única
Traseira:
Eixo rígido

Freios

Dianteiros:
Disco sólido
Traseiros:
Tambor

Autonomia

Rodoviária (G):
1020 km
Urbana (G):
680 km

Consumo

Rodoviário (G):
15 km/l
Urbano (G):
10 km/l

Opinião de Dono

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Sobre

O Ford Courier XL 1.6 2003 é uma caminhonete compacta que foi produzida pela Ford em 2003. Possui um motor de 1,6 litro com uma única árvore de cames e 4 cilindros, que produz 95 cavalos de potência e 14,2 kgfm de torque. O veículo possui uma configuração de tração dianteira e uma transmissão manual. A suspensão é independente na frente e na traseira, com um suporte McPherson na frente e um eixo sólido na traseira. O veículo tem uma capacidade de carga de 700 kg e um comprimento total de 4457 mm. Ele também tem uma largura de 1685 mm e uma altura de 1477 mm. O veículo possui uma cabine de dois lugares e uma plataforma da série Ford B. O tipo de combustível é a gasolina e os freios são freios a disco na frente e os freios a tambor na traseira. O veículo tem uma velocidade máxima de 162 km/h e um consumo de combustível urbano de 10 km/l. O peso do veículo é de 1096 kg e o código do motor é o ZETEC Rocam.

História

A Ford Courier é uma Picape pequena derivada do Ford Fiesta, um hatchback compacto que chegou ao Brasil em 1995, importado da Espanha e que em 1996 começou a ser produzido no país. Em substituição à robusta Pampa, a Courier foi lançada em 1997. Em 2000 recebeu uma reestilização, junto com o Fiesta, e ganhou motor Zetec 1.6. Foi então que a Courier ficou estagnada no tempo. De 2000 até 2013, seu último ano de produção, o carro foi basicamente o mesmo, embora o Fiesta tenha continuado evoluindo ao longo do tempo, inclusive tendo uma mudança de plataforma.

Em 2001, ganhou a versão Sport, cinco anos depois, em 2006, ganhou a versão Van. Em 2002, o Fiesta recebeu uma nova geração, mas a Courier continuou com sua plataforma antiga. Em 2007, na linha 2008, a Courier passou a ser flex. Depois do lançamento do novo Ford Ka, no final de dezembro de 2007, surgiu um rumor sobre uma nova versão baseada no Ford Ka. Seria uma mudança radical, já que a Courier seguia o padrão do Fiesta.

Segundo o ranking de vendas em Dezembro de 2007, a Courier estava em 59º lugar, com apenas 285 unidades vendidas. Como o projeto era ultrapassado, a Courier foi perdendo espaço no mercado, e o público acabava optando por modelos mais modernos, como Fiat Strada, Chevrolet Montana e Volkswagen Saveiro.

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