A Ford Courier é uma Picape pequena derivada do Ford Fiesta, um hatchback compacto que chegou ao Brasil em 1995, importado da Espanha e que em 1996 começou a ser produzido no país. Em substituição à robusta Pampa, a Courier foi lançada em 1997. Em 2000 recebeu uma reestilização, junto com o Fiesta, e ganhou motor Zetec 1.6. Foi então que a Courier ficou estagnada no tempo. De 2000 até 2013, seu último ano de produção, o carro foi basicamente o mesmo, embora o Fiesta tenha continuado evoluindo ao longo do tempo, inclusive tendo uma mudança de plataforma.
Em 2001, ganhou a versão Sport, cinco anos depois, em 2006, ganhou a versão Van. Em 2002, o Fiesta recebeu uma nova geração, mas a Courier continuou com sua plataforma antiga. Em 2007, na linha 2008, a Courier passou a ser flex. Depois do lançamento do novo Ford Ka, no final de dezembro de 2007, surgiu um rumor sobre uma nova versão baseada no Ford Ka. Seria uma mudança radical, já que a Courier seguia o padrão do Fiesta.
Segundo o ranking de vendas em Dezembro de 2007, a Courier estava em 59º lugar, com apenas 285 unidades vendidas. Como o projeto era ultrapassado, a Courier foi perdendo espaço no mercado, e o público acabava optando por modelos mais modernos, como Fiat Strada, Chevrolet Montana e Volkswagen Saveiro.