Volkswagen Parati 1.6 2012

Informações

FIPE 03/24:
R$ 33.545,00
Ano:
2012
Combustível:
Flex
Configuração:
Perua
Garantia:
1 ano
Geração:
4
Lugares:
5
Plataforma:
AB9
Portas:
4
Porte:
Compacto
Procedência:
Nacional
Astra turbo2570677 Vectra turbo2027871

Vídeos

Ficha Técnica

Desempenho

Aceleração 0-100 km/h:
11,2 s
Velocidade máxima:
183 km/h

Transmissão

Acoplamento:
Embreagem monodisco a seco
Câmbio:
Manual
Quantidade de marchas:
5
Tração:
Dianteira

Motor

Alimentação:
Injeção multiponto
Aspiração:
Natural
Cilindrada:
1596 cm³
Cilindros:
4 em linha
Código do motor:
AP-1600
Comando de válvulas:
Único no cabeçote, correia dentada
Curso do pistão:
77,4 mm
Diâmetro do cilindro:
81 mm
Disposição:
Longitudinal
Instalação:
Dianteiro
Peso/potência:
9,7 kg/cv
Peso/torque:
69,2 kg/kgfm
Potência específica:
64,5 cv/litro
Potência máxima:
103 cv (A) 101 cv (G) a 5750 rpm
Razão de compressão:
11:1
Torque específico:
9,1 kgfm/litro
Torque máximo:
14,5 kgfm (A) 14,2 kgfm (G) a 3000 rpm
Tuchos:
Hidráulicos
Válvulas por cilindro:
2

Dimensões

Altura:
1419 mm
Bitola dianteira:
1389 mm
Bitola traseira:
1385 mm
Carga útil:
460 kg
Comprimento:
4189 mm
Distância entre-eixos:
2470 mm
Largura:
1651 mm
Peso:
1003 kg
Porta-malas:
437 litros
Reboque com freio:
400 kg
Reboque sem freio:
400 kg
Tanque de combustível:
51 litros

Pneus

Altura do flanco:
111 mm
Dianteiros:
185/60 R14
Estepe:
185/60 R14
Traseiros:
185/60 R14

Aerodinâmica

Área frontal (A):
1,89 m²
Área frontal corrigida:
0,643 m²
Coeficiente de arrasto (Cx):
0,34

Direção

Assistência:
Hidráulica
Diâmetro mínimo de giro:
10,9 m

Suspensão

Dianteira:
Independente, McPherson
Elemento elástico:
Mola helicoidal
Traseira:
Eixo de torção

Freios

Dianteiros:
Disco ventilado
Traseiros:
Tambor

Autonomia

Rodoviária (A):
403 km
Rodoviária (G):
607 km
Urbana (A):
306 km
Urbana (G):
474 km

Consumo

Rodoviário (A):
7,9 km/l
Rodoviário (G):
11,9 km/l
Urbano (A):
6 km/l
Urbano (G):
9,3 km/l

Opinião de Dono

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Sobre

O Volkswagen Parati 1.6 2012 é um carro compacto que se destaca por sua praticidade, conforto e eficiência de combustível. Com um motor de 1,6 litro, ele produz 103 cavalos de potência (A) e 101 cavalos de potência (G) a 5750 rpm, respectivamente. O motor está equipado com injeção de combustível multiponto e tem um torque de 14,5 kgfm (a) e 14,2 kgfm (g) a 3000 rpm. O carro tem um peso de 1003 kg e uma capacidade de carga útil de 460 kg. O Parati tem uma configuração de tração dianteira e uma transmissão manual com 5 marchas. Tem uma velocidade máxima de 183 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos. A eficiência aerodinâmica do carro é de 0,34 e seu coeficiente de arrasto é de 0,643. Nos termos das dimensões, o Parati mede 4189 mm de comprimento, 1651 mm de largura e 1419 mm de altura. Possui uma distância entre eixos de 2470 mm e um peso de 1003 kg. O carro tem um interior espaçoso com espaço para 5 passageiros e uma capacidade de carga de 437 litros. O Parati está equipado com controle direcional hidráulico e tem uma capacidade de 51 litros. Possui um consumo combinado de combustível de 7,9 km/L em áreas urbanas e 6,0 km/l na estrada. No geral, o Volkswagen Parati 1.6 2012 é um carro compacto prático e com eficiência de combustível que oferece um passeio confortável e bom desempenho.

História

A Parati é uma perua derivada do Gol, produzida pela Volkswagen entre 1982 e 2012.

Iniciou sua produção em 1982 para ocupar o nicho de mercado deixado pela Variant II. O nome, aproveitamento de uma palavra tipicamente brasileira que identifica uma cidade histórica do país, localizada no Estado do Rio de Janeiro, adequado a um veículo do Tipo perua para passeios/turismo.

No início da década de 80, com a construção da nova fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP), a Volkswagen do Brasil deu início a produção da chamada Família BX, da qual nasceram os VW Gol, Voyage, Parati e Saveiro. A VW Parati foi a Station-Wagon da família Bx (com motor MD 1.5 - quatro cilindros em linha arrefecidos a agua). O início da produção da Parati ao mesmo tempo marcou o fim da produção da VW Variant II que era um fracasso absoluto de vendas, tendo saído linha no início desse mesmo ano .

Com a mesma mecânica do Voyage, motor refrigerado a água, a Station-Wagon de 2 portas (que só veio ter 4 em 1998) tornou-se a mais vendida no ano de 1984, o posterior ao seu lançamento. Suas linhas retas davam um ar jovial, que conquistou os jovens “Geração Rock In Rio”. Suas vendas deslancharam em 1984, quando atingiu a sétima posição entre os mais vendidos, deixando para trás as mais tradicionais do mercado: Chevrolet Marajó, Fiat Panorama e a Ford Belina, que competia com as grandes e com as pequenas.

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