Volkswagen Parati 1.0 16V 1998

Informações

FIPE 03/24:
R$ 10.211,00
Ano:
1998
Combustível:
Gasolina
Configuração:
Perua
Garantia:
1 ano
Geração:
2
Lugares:
5
Plataforma:
AB9
Portas:
2
Porte:
Compacto
Procedência:
Nacional
Propulsão:
Combustão
Astra turbo818293 Vectra turbo554575

Vídeos

Ficha Técnica

Desempenho

Aceleração 0-100 km/h:
17,8 s
Velocidade máxima:
157 km/h

Motor

Acionam. do comando:
Correia dentada
Alimentação:
Injeção multiponto
Aspiração:
Natural
Cilindrada:
999 cm³
Cilindros:
4 em linha
Código do motor:
EA111
Comando de válvulas:
Duplo no cabeçote
Curso do pistão:
70,6 mm
Diâmetro do cilindro:
67,1 mm
Disposição:
Longitudinal
Instalação:
Dianteiro
Peso/potência:
14,4 kg/cv
Peso/torque:
106,9 kg/kgfm
Potência específica:
70,1 cv/litro
Potência máxima:
70 cv
Razão de compressão:
10,8:1
Regime potência máx.:
5750 rpm
Regime torque máx.:
4500 rpm
Torque específico:
9,4 kgfm/litro
Torque máximo:
9,4 kgfm
Tuchos:
Hidráulicos
Válvulas por cilindro:
4

Transmissão

Acoplamento:
Embreagem monodisco a seco
Câmbio:
Manual
Marchas:
5
Tração:
Dianteira

Dimensões

Altura:
1417 mm
Carga útil:
455 kg
Comprimento:
4131 mm
Distância entre-eixos:
2468 mm
Largura:
1621 mm
Peso:
1005 kg
Porta-malas:
437 litros
Tanque de combustível:
51 litros

Pneus

Altura do flanco:
123 mm
Dianteiros:
175/70 R13
Estepe:
175/70 R13
Traseiros:
175/70 R13

Direção

Assistência:
Hidráulica
Diâmetro de giro:
Não informado

Suspensão

Dianteira:
Indep., McPherson
Elemento elástico:
Mola helicoidal
Traseira:
Eixo de torção

Freios

Dianteiros:
Disco ventilado
Traseiros:
Tambor

Autonomia

Rodoviária (G):
775 km
Urbana (G):
536 km

Consumo

Rodoviário (G):
15,2 km/l
Urbano (G):
10,5 km/l

Opinião de Dono

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Sobre

O Volkswagen Parati 1.0 16V 1998 é um carro compacto com um motor de 999 cm³, 4 cilindros na linha, árvore de cames dupla e 16 válvulas. Possui uma configuração de tração dianteira e uma transmissão manual. O carro tem uma capacidade de carga de 455 kg e um torque máximo de 9,4 kgfm. O motor produz 70 cv e 106,9 kg/kgfm de torque. A suspensão é independente na frente e na traseira, com as suportes de McPherson na frente e um eixo sólido na traseira. Os freios são freios a disco na frente e os freios de tambor na traseira. O carro tem um peso total de 1005 kg e um consumo de combustível de 10,5 km/L em áreas urbanas e 15,2 km/L na rodovia. O Parati tem uma velocidade máxima de 157 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 17,8 segundos. O carro foi produzido no Brasil em 1998.

História

A Parati é uma perua derivada do Gol, produzida pela Volkswagen entre 1982 e 2012.

Iniciou sua produção em 1982 para ocupar o nicho de mercado deixado pela Variant II. O nome, aproveitamento de uma palavra tipicamente brasileira que identifica uma cidade histórica do país, localizada no Estado do Rio de Janeiro, adequado a um veículo do Tipo perua para passeios/turismo.

No início da década de 80, com a construção da nova fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP), a Volkswagen do Brasil deu início a produção da chamada Família BX, da qual nasceram os VW Gol, Voyage, Parati e Saveiro. A VW Parati foi a Station-Wagon da família Bx (com motor MD 1.5 - quatro cilindros em linha arrefecidos a agua). O início da produção da Parati ao mesmo tempo marcou o fim da produção da VW Variant II que era um fracasso absoluto de vendas, tendo saído linha no início desse mesmo ano .

Com a mesma mecânica do Voyage, motor refrigerado a água, a Station-Wagon de 2 portas (que só veio ter 4 em 1998) tornou-se a mais vendida no ano de 1984, o posterior ao seu lançamento. Suas linhas retas davam um ar jovial, que conquistou os jovens “Geração Rock In Rio”. Suas vendas deslancharam em 1984, quando atingiu a sétima posição entre os mais vendidos, deixando para trás as mais tradicionais do mercado: Chevrolet Marajó, Fiat Panorama e a Ford Belina, que competia com as grandes e com as pequenas.

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